0 Um pouco sobre SHIH-TZUS!

                         Shih-tzus !
Achei que fazer um Post sobre os cachorrinhos shihs-tzus ia ser muito criativo! & foi!
Resolvi fazer o post sobre eles,porque são um dos cachorrinhos mais fofinhos *-* ,Eu sei porque tenho uma Shih-Tzu linda! Ela é muito fofinha *-* ela é muito pequenininha,muito Cute,muito Espertinha,muito MINHA! A fonte é: http://www.clubeshihtzu.com.br/ lá tem tudo sobre eles!
-------------------------------------------------------------------------------------------
                    HISTÓRIA
        ANTIGA PINTURA CHINESA
Há uma lenda que define o Shih-Tzu como sendo O SÍMBOLO DO AMOR IMPOSSÍVEL entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Segundo essa lenda, diante da impossibilidade de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um Lhasa Apso (Lhasa – capital do Tibet).
Da união das duas raças surgiu o Shih-Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos.
Outras raças também podem ter contribuído para a origem da raça (como a raça Pug).

      LEÃO GUARDIÃO CHINES - MUSEU ROYAL ONTARIO
De fato, exames recentes de DNA comprovaram que se trata de uma das raças mais antigas.
A origem precisa do Shih-Tzu é bastante longínqua e se perde em meio ao passado e às lendas. O nome da raça provém do mandarim, dialeto chinês bastante antigo, e significa “cão-leão”. Os menores exemplares desta raça cães assemelham-se a leões, conforme representado na arte oriental. Era também chamado de cão cara de crisântemo, pelo fato de seus pêlos caírem pelo rosto em todas as direções.
Uma velha descrição chinesa da raça Shih-Tzu o descreve como: “Os olhos de dragões, cabeça de leão, boca e palma dos pés de rã, orelha de folha, dentes de arroz, pernas de elefante, cauda de espanador de penas, patas de flor de ameixa e movimenta-se como um peixe de ouro”.
A primeira teoria do surgimento da raça na china foi durante a dinastia Tang K´iu T´ai. O rei de Viqur presenteou a corte chinesa com um casal de cães, dizendo que eram provenientes de Fu Lin (618-907), provavelmente no Império Bizantino.
A raça foi mencionada novamente no ano de 990-994 d.C. quando moradores de Ho Chou mandaram cães como tributo.
Outra teoria sobre a introdução da raça na china se passa em meados do século XVII (1600-1700), onde por volta de 1640-1643 os cães foram trazidos do Tibet como presente do Dalai Lama Tibetano ao imperador da corte chinesa, onde os cães foram criados em Pequim. Muitas fotos desses cães foram mantidas no “The Imperial Dog Book” (Livro de Cães Imperiais).

     IMPERATRIZ TZU HSI

A Imperatriz desenvolveu um programa de criação baseado na saúde, temperamento, estrutura e marcações. Ela criou um sistema de registro, onde eram anotados todos os cruzamentos, assim como todos os nascimentos.
Cada filhote tinha uma ficha com o nome de seus ascendentes (atual pedigree) e suas características pessoais (sexo, cor, marcações, tamanho, etc.).
Devido à influência do Budismo e a associação deste cão com sua divindade, a cor dourada era preferida, por isso muito poucos exemplares foram oferecidos para exportação.
A Imperatriz já naqueles tempos, sabia da importância da cor preta na criação, para manter a pigmentação dos cães. O cão favorito da Imperatriz Tzu, era um preto sólido, chamado Hai Ling, era o único que vivia e dormia em seus aposentos particulares.
Em 1900, alguns cães saíram da China com diplomatas e missionários, provavelmente vendidos pelos eunucos, responsáveis pelo controle da criação. Mas estes primeiros cães a chegarem ao Ocidente eram de qualidade inferior.
Em 1908, a imperatriz Tzu falece, deixando como sucessor o imperador Xuantong. Após a morte da Imperatriz alguns cães de qualidade foram parar nas mãos de alguns ingleses e escandinavos .
Com a revolução comunista chinesa em 1911, um grande número de cães foi assassinado e a raça se tornou praticamente extinta na China. A raça foi salva graças a 7 fêmeas e 7 machos que restaram.
Em 1923 foi fundada a Pequim Kennel Clube, que reconheceu a raça.
Foi a partir de 1928 que os Shih-Tzu’s passaram a fazer parte das ricas casas das famílias abastadas da China e de algumas poucas famílias no ocidente.
Por volta de 1930, a Sra. Brownrigg, uma mulher inglesa que vivia na China, teve a sorte de encontrar alguns destes cães, que ela acabou importando para a Inglaterra. Estes cães, junto a outros que foram salvos por diplomatas que estavam servindo na China, foram responsáveis pela continuação da raça na Europa.

...

LÁ,EXISTEM MILHARES DE HISTÓRIAS SOBRE OS FOFINHOS! SE QUISEREM MAIS VISITEM O SITE!(O LINK ESTÁ NO COMEÇO DO POST!)
...



                           A RAÇA
Especialistas acreditam que o Shih Tzu tenha se desenvolvido na China a partir de cruzamentos entre o Pequinês e o Lhasa Apso e oferecidos como presente pelo Dalai Lama tibetano ao imperador da corte chinesa. Como os cães oriundos desses cruzamentos lembravam um leão, recebeu o nome Shih Tzu (cão-leão, em chinês). Os cães de criação da corte eram selecionados com grande cuidado e, a partir daí, o Shih Tzu se desenvolveu.
Originário da China Ocidental, esse cão foi por muito tempo uma das raças favoritas dos imperadores chineses, que o criavam na Cidade Proibida de Pequim. A criação do cão na corte era delegada a certos eunucos (homens castrados que tomavam conta dos haréns), que competiam entre si para produzir os melhores espécimes, que seriam destinados ao Imperador. O Shih Tzu foi o cão de companhia em casas nobres (principalmente da família real) durante praticamente toda a dinastia Ming. Durante a revolução, um grande número de exemplares foi destruído e poucos escaparam das facas dos invasores.
Cão de apartamento
Como cão de companhia, o Shih Tzu é adorável e está sempre alegre e disposto. É ainda muito amável e leal aos donos. No Brasil, há uma preferência especial pela raça, especialmente por quem vive em apartamento.
CARACTERÍSTICAS
Tamanho: pequeno
Área de criação: pequena
Agressividade: Baixa
Atividade Física: Moderada
Longevidade: 13 a 14 anos.
Temperamento: dócil, amoroso, leal, alegre e disposto.
shih_tzu_raca1
De acordo com a FCI (Fédération Cynologique Internationale), Confederação Brasileira de Cinofilia, a raça faz parte do Grupo 9 (cães de companhia). Veja o padrão oficial da raça:
CLASSIFICAÇÃO:
Grupo 9 – Cães de Companhia
Seção 5 - Raças Tibetanas
Padrão FCI nº 208 – 20 de abril de 1998.
País de origem: Tibet
País Patrono: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Shih Tzu
Utilização: Companhia. Sem prova de trabalho.
Aparência Geral: robusto, pelagem abundante com um distinto porte arrogante e uma cabeça parecendo um crisântemo.
Comportamento/Temperamento: inteligente, ativoe alerta. Carinhoso e independente.
Cabeça: larga, redonda, larga entre os olhos. Despenteado (revolto) com pêlos caindo bem sobre os olhos. Boa barba e bigodes, pêlos crescendo  acima da trufa dando um distinto efeito de um crisântemo.
padrao_fci
nomenclatura_fci

REGIÃO CRANIANA
Stop: definido.

REGIÃO FACIAL
Trufa: preta, porém marron escuro em cães de cor fígado ou com manchas fígado. A parte superior da trufa deve estar em linha ou ligeiramente abaixo da palpébra inferior. Trufa direcionada para baixo é altamente indesejável. Narinas bem abertas. Narinas fechadas são altamente indesejáveis.

Focinho: bem largo, quadrado, curto, sem rugas, plano e peludo. Comprimento de aproximadamente 2,5 cm da ponta ao stop. Cana nasal reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Pigmentação do focinho o mais homogênea possível.
Lábios: nivelados.
Maxilares / Dentes: largos, ligeiro prognatismo inferior ou nivelados.
Olhos: grandes, escuros, redondos, inseridos bem separados, mas não proeminentes. Expressão calorosa. Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos. O branco dos olhos não deve ser visível.
Orelhas: grandes, de bom comprimento, portadas pendentes. Inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio com uma pelagem tão abundante que parecem unidas ao pêlo do pescoço.
Pescoço: bem proporcionado, agradavelmente arqueado. De comprimento suficientemente longo para portar a cabeça orgulhosamente.
Tronco: mais longo entre a cernelha e a raiz da cauda do que sua altura na cernelha.
Dorso: nivelado.
Lombo: forte e bem acoplado.
Peito: largo e profundo.
Cauda: bem guarnecida de pêlos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado.
MEMBROS
Anteriores: pernas curtas e musculosas com boa ossatura, tão retos quanto possível, de acordo com um peito largo e bem descido.

Ombros: firmes, bem colocados para trás.
Posterior: pernas curtas e musculosas com boa ossatura. Retas, quando vistas por trás. As pernas parecem volumosas devido a riqueza de pêlos.
Coxas: bem redondas e musculosas.
Patas: redondas, firmes, com boas almofadas, parecendo grandes por causa da abundante pelagem.
Movimentação: arrogante, leve e fluente, as pernas anteriores com bom alcançe, forte propulsão dos posteriores e mostrando inteiramente as almofadas plantares.
PELAGEM
Pêlos: longos, densos, não encaracolados, com bom subpêlo. Ligeira ondulação é permitida. É fortemente recomendado que os pêlos da cabeça sejam amarrados.

Cor: todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.
TAMANHO/PESO:
Altura na cernelha: não mais que 26,7 cm.
Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma devem ser sacrificados somente pelo tamanho.

Peso: 4,5 a 8,1 kg. – Ideal: 4,5 a 7,3 kg.
FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
NOTAS:
• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.


             


                   FIM DE POST!
Comentem muito! Sigam-me! Twitter:@BiaahAffonso,vocês tem um shih-tzu ou algum outro cão?-Beijos!

(Essa é a minha,CRYSTAL!)

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Charming Girl! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger